Ontem, as turmas do quarto ano, tiveram uma visita de estudo fantástica!
Começámos o dia com a visita tão esperada pelos alunos, a visita ao Quake, o Museu do Terramoto de Lisboa.
Foi uma experiência única, que complementou os conhecimentos adquiridos na disciplina de Estudo do Meio, no estudo dos sismos e da História de Portugal.
Esta visita foi uma viagem no tempo, até ao dia 1 de novembro de 1755, dia de Todos os Santos, onde pudemos viver a experiência de estar nas ruas de Lisboa, antes da catástrofe, convivendo com todos os estratos sociais: povo, clero e nobreza.
Através dos simuladores, sentimos a terra a tremer enquanto estávamos na missa e assistimos ao desmoronamento da igreja, em seguida verificámos a destruição das ruas pelo sismo e pelos muitos incêndios que devastaram a cidade, por fim, presenciámos a chegada das ondas do tsunami que acabou por ser a terceira catástrofe que assolou a cidade de Lisboa e que somou muitas mais vítimas neste fatídico dia.
Por último, pudemos constatar a reação do Marquês de Pombal, então Secretário de Estado, que ficou para a História pela forma eficiente e determinada como respondeu ao desastre.
Esta visita de estudo também permitiu sensibilizar para a necessidade de adoção de comportamentos preventivos e incentivar a responsabilização individual na construção de uma sociedade mais segura.
No período da tarde, fomos ao Museu da Eletricidade, à exposição Circuito Central Elétrica, onde ficámos a saber que a Central Tejo foi uma central termoelétrica que abasteceu toda a região de Lisboa. Tivemos oportunidade de conhecer o seu funcionamento, em todas as suas fases, bem como a evolução da eletricidade até às energias renováveis.
Foi uma visita memorável, rica em conhecimento e boa disposição!