Visita à Biblioteca Pública Municipal de Setúbal – 3.º anos


No passado dia 22 de outubro, as turmas do 3.º Ano visitaram a Biblioteca Pública Municipal da nossa cidade.

A turma do 3.º A desenvolveu um projeto sobre o Dia da Biblioteca Escolar que, em Portugal, se comemora na quarta segunda-feira do mês de outubro. Este ano essa data foi assinalada no dia 25 de outubro em muitas bibliotecas do nosso país.

Desta forma, esta turma desenvolveu vários trabalhos: fizeram pesquisas sobre esse dia; perguntaram a várias pessoas “Para si o que é uma biblioteca?”, desenhando e ilustrando a resposta dentro de livros lindos e criativos; selecionaram poemas que leram e gravaram, criando um podcast; e, para melhor compreenderem o funcionamento de uma biblioteca e a forma como os livros são catalogados, foram mesmo visitar a biblioteca que nos acolhe sempre tão bem. Como as duas turmas trabalham muitas vezes juntas, esta convidou a turma B a visitar também a biblioteca.

Apesar da pesquisa já efetuada, nada se compara a uma visita.

Começámos por ver o auditório, onde muitas vezes há exposições e teatros. Aí a Mónica falou connosco, explicando-nos como seria a nossa visita e que, no verão, a BPMS dinamiza o Clube de Verão, com atividades divertidas relacionadas com a leitura.

Passámos depois à sala onde são apresentadas as histórias teatralizadas às crianças. E já temos saudades dessas atividades!

Subimos ao primeiro andar, visitando a sala principal, onde vimos muitas estantes com muitas prateleiras repletas de livros. Aqui explicaram-nos que os livros estão organizados por temas e por cores, segundo a Classificação Decimal Universal (CDU). Se aprendermos as cores, será mais fácil descobrir os livros que procuramos, quando lá vamos.

A sala seguinte foi a sala dos computadores onde o senhor Pedro nos recebeu e explicou que as pessoas/utentes podem utilizar os computadores lá existentes e ler jornais e revistas.

De seguida entrámos na sala dos audiovisuais, onde é possível ver e requisitar CD’s e DVD’s, possuindo bastantes filmes.

Visitámos a sala do arquivo que não é acessível ao público em geral. Aqui encontram-se livros muito antigos, com várias centenas de anos. Tivemos de entrar em fila por ser uma sala muito estreita.

Ao descer as escadas, parámos a meio para visitar a sala onde uma equipa se dedica à catalogação dos livros, isto é, colar uma etiqueta colorida segundo o conteúdo do livro e registar, em código, o nome do autor e do livro, bem como registar o livro na base de dados da biblioteca. E descobrimos que esta base de dados está disponível on-line para pesquisa e consulta.

Para terminar em grande, visitámos a sala infantojuvenil, onde pudemos escolher livros para ler, ver e partilhar. Esta é a nossa sala favorita!

Agora ficámos cheios de vontade de voltar com os pais para fazer o cartão de leitor e podermos requisitar livros para ler calmamente em casa.

Gostámos muito desta visita de estudo e da forma amiga e paciente com que fomos recebidos.

De volta à escola falta agora aplicar estes conhecimentos à nossa Biblioteca da Sala, organizando-a de acordo com a Classificação Decimal Universal e elaborando gráficos relativos aos vários tipos de livros nela existentes.

No futuro esperemos que todas estas crianças consigam mais facilmente situar-se numa biblioteca e que a sua relação com os livros e a leitura seja próxima e amiga!

Foi um projeto muito divertido e enriquecedor, que nos levou a “caminhar” por entre poesias e livros e a partilhar experiências e aprendizagens com os colegas da turma B e com todos os que vierem a ouvir o podcast.

https://open.spotify.com/show/5XnKyOAFkeqC4McfR06KDI

Texto coletivo