Os alunos do 4º ano, na sua visita de estudo ao Museu das Crianças, consolidaram conhecimentos de História, trouxeram outros conhecimentos, brincaram e, acima de tudo, divertiram-se bastante, numa verdadeira aventura pela História de Portugal. Lutaram, assaltaram castelos, foram armados cavaleiros… foram reis, infantes, navegadores… embarcaram numa viagem dos Descobrimentos e cruzaram oceanos, entraram pela boca do gigante Adamastor e noutros perigos que os esperavam.
No Mosteiro de Santa Maria de Belém, mais conhecido por Mosteiro dos Jerónimos, os alunos tiveram uma visita guiada ao Claustro, à Sala do Capítulo, ao Refeitório e à Igreja e ficaram a saber muitos pormenores destes lugares importantes do Mosteiro.
Aprenderam ainda que o edifício foi mandado construir por D. Manuel I, em 1502, depois do regresso de Vasco da Gama da sua viagem à Índia, sendo, posteriormente, doado aos monges da Ordem de S. Jerónimo e, por esse motivo é, hoje, vulgarmente conhecido por Mosteiro dos Jerónimos. Demorou 100 anos a ser construído, é símbolo dos Descobrimentos Marítimos Portugueses e é de estilo arquitetónico manuelino, pois podem apreciar-se nele elementos decorativos, como brasões reais, esferas armilares, cruzes da Ordem de Cristo, cordas, nós, plantas e animais de outras terras. É lugar de sepultura de reis, navegadores e poetas, entre eles, D. Manuel I, Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa.
Foi um dia repleto de experiências plenamente vividas e de múltiplos conhecimentos, que fica para a história de cada um dos alunos.