S, Francisco de Assis – Tempo da Criação
O dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, assinala o término do Tempo da Criação, que se inicia a 1 de setembro.
Esta é uma iniciativa ecuménica que procura unir cristãos despertando-os para a necessidade urgente de uma conversão ecológica individual e comunitária.
Em 2024, o tema para este tempo de reflexão e oração é Esperar e agir com a Criação, inspirada na Carta aos Romanos, As primícias da esperança.
O Movimento Laudato Si’ organiza, todos os anos, uma celebração anual que é o ponto de partida deste tempo.
Ter esperança não é ficar parado, mas sobretudo que cada um faça a sua parte, com a confiança, de que assim a esperança se concretize. Somos todos chamados a adorar o Criador e a contemplar as maravilhas da Sua Criação.
As primícias da esperança só poderão nascer quando todos trabalharmos juntos e unidos à Criação, pois o clamor da Terra Mãe é cada vez maior. Desde São Paulo a São Francisco de Assis, muitos foram (e são ainda hoje) os cristãos que perceberam a urgência de uma relação harmoniosa com a Mãe Terra.
Sejamos, nós todos, também capazes de confiar e de esperar que a vida na Terra é possível de forma harmoniosa entre todas as criaturas.