Festa de D. Bosco


No passado dia 31 de janeiro, quinta-feira, foi dia de D. Bosco.
Na missa falámos sobre D. Bosco, que foi um sacerdote italiano que viveu em Turim, entre 1815 a 1888. D. Bosco foi o fundador da Sociedade de S. Francisco de Sales, congregação religiosa vocacionada para a educação dos jovens órfãos e necessitados. Os religiosos desta congregação são conhecidos como Salesianos.
O dia iniciou-se com a Eucaristia. Quando entrámos no ginásio, sentámo-nos nos respetivos lugares.
O Sr. Padre José Maria estava pronto com os acólicos Frederica e Bernardo, das turmas do quarto ano, à porta e iniciámos o cântico de entrada. O padre entrou a dançar, dizendo “olá” e dando beijinhos. O seu sotaque era engraçado.
Esta Eucaristia foi muito importante, porque D. Bosco morreu dando a sua vida aos jovens. Destacamos uma coisa muito óbvia: todas as músicas foram dedicadas a ele, menos o Salmo.
Foi muito giro e divertido.
Depois do almoço assistimos a um espetáculo surpresa: o circo XPTO visitou-nos! Isto porque D. Bosco fazia truques para animar os seus jovens e para os cativar a ouvir o Evangelho e a catequese.
Foi muito engraçado, apresentaram piadas giras, fizeram truques de ilusionismo, puseram-nos a rir com os números de comédia, assustaram alguns com as cobras (falsas), rodaram pratos sem os deixar cair, andaram em monociclos de várias alturas, fizeram desaparecer a professora Cláudia (por pouco tempo), malabarismo, entre muitos outros truques. Para finalizar esta atuação, dispararam muitos confettis sobre o público.
Ao longo de todo o dia tivemos muita diversão. O pátio estava decorado com molduras que tínhamos previamente embelezado, em cada turma/sala, para esse efeito, assim como com balões. Em todos os intervalos tivemos músicas alegres de D. Bosco. Durante vários dias tivemos um marco do correio onde depositámos cartas e/ou mensagens (poemas, desenhos, etc.) dedicados a D. Bosco. No próprio dia, tínhamos um baú, junto à portaria da escola, de onde podíamos tirar frases de D. Bosco, com um respetivo tema, que nos inspiravam a sermos melhor.
Foi um dia diferente, divertido e aprendemos mais sobre D. Bosco.

Texto de duas alunas do 4.º A, enriquecido pela turma

Doador de fé e de amor
Orientador
Mestre, pai e amigo dos jovens

Bom amigo
Obreiro
Sonhador e simpático
Caridoso
Orador

3º A

Deu vida ao sonho
Orientador
Modelo

Bom pastor
Otimo seguidor de Deus
Santo da paz e da caridade
Catequista
Ouvido pelos jovens

3º A

Missionário
Entendido
Senhor
Terno
Realizador
Entrega de Deus
3º A

O