A Gratidão é um espelho da alma
Fazendo memória da festa que nos foi deixada por S. João Bosco, a Casa Santa Ana celebrou, nos dias 5 e 6 de abril, a Festa da Gratidão.
Esta é uma tradição do carisma salesiano e que é festejada em todas as casas, desde a fundação dos SDB (Salesianos de Dom Bosco) e das FMA (Filhas de Maria Auxiliadora). D. Bosco recebia com alegria as homenagens que os jovens lhe preparavam, pois essas eram sinal de um «coração nobre», capaz de reconhecer o bem à sua volta.
Nos dias anteriores, cada grupo de crianças preparou uma parte desta festa, a fim de introduzir, desde a mais tenra idade, a alegria de sermos reconhecidos e gratos àqueles que nos fazem o bem.
As crianças das salas dos 3 e 4 anos ensaiaram uma coreografia de agradecimento dirigida aos colaboradores não docentes. As crianças da sala dos 5 anos e das turmas do 4.º ano (os finalistas) prepararam postais de agradecimento às famílias. Os alunos dos 1.º e 2.º anos escreveram acrósticos com o nome dos colaboradores docentes. Os alunos do 3.º ano escreveram poemas, com muita ternura, dedicados a cada Irmã da nossa comunidade.
Na sexta-feira, último dia de aulas, na parte da tarde, a comunidade educativa reuniu-se no salão para juntos nos alegrarmos por partilharmos tantos momentos deste caminhar.
Cada grupo de crianças apresentou um pouco do seu trabalho. Entre cada atuação ainda pudemos assistir a um pequeno vídeo das mesmas a preparem este seu trabalho.
Mas as surpresas foram muitas! Após a apresentação de todos os nossos alunos, também as nossas queridas Irmãs nos surpreenderam com uma música que cantaram para toda a comunidade.
Para concluir, vários representantes da comunidade subiram ao palco e dançaram e cantaram para agradecer aos alunos, os quais são a razão de existir desta comunidade. Esta pequena atuação vinha a ser ensaiada na escola, em segredo, há algumas semanas, ao final do dia. Os «bailarinos» terminaram com a coreografia da canção «Bem-vindo D. Bosco» e um cartaz de agradecimento aos alunos.
Todos nos sentimos de coração cheio ao longo de toda a tarde e ainda mais quando percebemos a alegria das nossas crianças por nós lhes estarmos agradecer.
Para finalizar, a Irmã São dirigiu-nos algumas palavras e distribuiu um chupa por cada criança, que fez as delícias da pequenada.
No entanto, ainda faltava o agradecimento maior: a Deus, nosso Senhor!
Assim, no dia seguinte, sábado, pelas 10:30h, toda a comunidade, desta vez incluindo os pais, se juntou na Sé Catedral de Setúbal, para, com alegria e entusiasmo, celebrarmos a Eucaristia da Gratidão, com o Padre Rui Rosmaninho.
Os cânticos foram ensaiados ao longo das semanas anteriores, quer pelo coro, quer por todos os alunos nos ensaios gerais.
As crianças do Pré-escolar ficaram encarregues do cântico de entrada e as suas doces vozes ouviram-se muito bem.
O 1.º e o 2.º ano preparam o Ofertório e o 3.º ano as preces da oração dos Fiéis.
Na Ação de Graças uma menina leu um poema de agradecimento a Deus, escrito pelos alunos do 4.º ano.
Foram muitas as famílias presentes e todas as crianças se esforçaram por participar ativa e alegremente.
Todos voltámos para casa com a certeza de que a maior Graça recebida são os Dons que de Deus recebemos!