Maria Mazzarello nasceu a 09 de maio de 1837, em Mornese, no norte de Itália e era familiarmente conhecida por Maín. Filha de camponeses, pessoas honestas e cristãos empenhados, Maín cresceu na dedicação ao trabalho do campo e na ajuda ao cuidado dos irmãos, mas sobretudo cresceu no amor a Jesus eucarístico e a Maria. Contraiu a doença do tifo quando tinha 23 anos e, curando-se por milagre, não conseguiu ter forças para continuar a trabalhar no campo. Dedicou-se à costura, mas com a finalidade de ensinar as meninas da sua aldeia e lhes falar de Jesus. Quando conheceu Dom Bosco fundaram o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – Irmãs Salesianas.
Ao celebramos a sua festa pedimos-lhe que nos ajude a viver com a sua atenção às pessoas e amor a Jesus:
Maín,
queremos olhar para o teu rosto e acolher a paz serena de quem muito amou as crianças e os jovens.
Queremos aprender contigo a alegria de quem faz o bem e espalha esperança e amor.
Queremos perceber e deixar-nos contagiar pela coragem da mulher forte que lutou por um mundo mais humano e mais feliz, trilhando o caminho de Jesus.
Abre-nos ao dom de nós mesmos na busca da realização do projeto que o Senhor tem para nós. Ensina-nos a alegria pura que brilha nos olhos porque vem de dentro, da sabedoria do Espírito. Ajuda-nos a permanecer na confiança no Senhor perante as dificuldades da vida, pois é d’Ele a nossa vida e só Ele conhece o modo para chegarmos à felicidade.
Amén