Dia do Pai


A instauração do Dia do Pai teve origem nos Estados Unidos da América, em 1909. Sonora Luise, filha de um militar resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. 
Em Portugal é comemorado no dia 19 de março, no dia de S. José, esposo da virgem Maria e pai terreno de Jesus.


Pai
Um sonhador eu fui ter,
E foi assim que passei a viver,
Há muito a imaginar,
E sempre a sonhar.
Alguém que me faz rir,
E, nos momentos difíceis, sorrir,
Para que o meu coração a bater,
Fosse feliz enquanto viver.

Aluna do 4.ºB

Na escola começámos a preparar o Dia do Pai uns dias antes. No próprio dia, o Bom-dia foi sobre S. José, pai adotivo de Jesus, pois é a razão porque festejamos este dia. Percebemos que é um modelo para todos os pais, pela forma simples com que apoiava a família e ensinava o menino Jesus.
O quarto ano elaborou uma prenda que consistiu numa estrela, em terracota, para colar no frigorífico.
Primeiro modelámos a estrela com um mole de bolachas. Deixámos secar e pintámos de um lado. Depois de secar, pintámos do outro lado. Após secar, passámos cola branca, para proteger e dar brilho. Depois de secar, cada um escolheu as cores que mais gostava para o seu pai, e com glitter desenhou a letra P no centro da estrela, com uns raios coloridos nas pontas da estrela.
A professora fez um saco para embrulhar a prenda, enquanto nós estivemos a fazer o postal. Pudemos escolher entre o postal que tinha um super-herói e um com umas floras. Por fim, a professora colou os ímanes.
O embrulho, por fora, tinha um laço vermelho. Colámos os postais na parte de fora do embrulho e levamos para casa bonito e perfeitinho.
Todos os pais gostaram muito do seu presente.

Texto de uma aluna do 4.º A, enriquecido pela turma

Feliz dia do Pai!