Dia de São Martinho


No dia 11 de novembro a nossa Escola celebrou o São Martinho.

O São Martinho é celebrado um pouco por toda a Europa, mas as festividades variam de país para país. Em Portugal, a tradição é fazer-se o magusto, a festa onde a população se reúne para comer as castanhas assadas em fogueiras ou fogareiros e, no caso dos adultos, beber vinho.

O São Martinho celebra-se no período do ano em que se colhem as castanhas e é por isso que elas fazem parte da festa. Ao contrário do que muitas vezes se pensa, as castanhas não são o fruto do castanheiro, mas sim a semente. O fruto do castanheiro é o ouriço que se assemelha a uma cápsula coberta de picos e que guarda a castanha no seu interior. No outono, o ouriço abre e a castanha cai, podendo ser colhida.

Há também um ditado popular que diz: “No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”. Os festejos de São Martinho são uma oportunidade para provar o vinho produzido após as vindimas. Em Portugal, o costume é beber jeropiga ou água-pé. A jeropiga é um vinho doce, enquanto a água-pé é um vinho mais fraco, pois é-lhe adicionada água durante o processo de fabrico.

Pela nossa Escola, começámos a preparar este dia ao longo da semana com trabalhos alusivos ao tema: Pinturas, desenhos, quadras e criámos o nosso próprio cartuxo.

Ao início da tarde assistimos, no pátio da nossa Escola, ao teatro “Lenda de S. Martinho”, representado pelas Educadoras e Auxiliares da Pré-Escolar que animaram pequenos e graúdos.

 

A lenda de São Martinho conta-nos a história de um cavaleiro que é recompensado pelo seu altruísmo.

Martinho abdicou da sua capa, que o protegia do frio e da chuva, dividindo-a em duas metades e partilhando-as com o mendigo. Esta lenda reflete alguns valores morais que podem funcionar como uma bússola.

Os valores guiam-nos em diferentes áreas da nossa vida e definem a forma como nos relacionamos com os outros. Na nossa Escola, acreditamos que os valores certos podem levar uma criança ainda mais longe no seu percurso académico e cívico.

Terminámos a tarde com o nosso Magusto partilhado, com castanhas assadas, sumos com pouco açúcar e muita música.

Festa é Festa… E esta foi muito divertida!