Centro Histórico de Setúbal|visita de estudo


No dia 6 de fevereiro, fizemos uma visita de estudo ao centro histórico da cidade de Setúbal.
Iniciámos a visita, vendo o arco da Porta do Cais, que fica na Av. Luísa Todi, próximo do museu de Antropologia. Esse arco fazia parte da muralha que protegia a povoação, da pirataria. Ficámos surpreendidos, quando a guia, que se chamava Paula, nos disse que, no séc. XIV, a água da praia chegava até lá.
Muito perto deste arco, há um outro – o arco da Porta do Sol ou da Moura Encantada. Naquela parte da vila, viviam mouros. Havia uma jovem moura que se apaixonou por um pescador cristão. O pai da jovem, assim que soube do namoro, proibiu-a de se encontrar com o rapaz. Um dia, quando o jovem pescava, houve uma tempestade, o barco naufragou e ele morreu. O pai da menina ficou contente com o facto, contudo, ela ia chorar para a porta da muralha e acabou, também ela, por falecer, porém, de desgosto. Reza a lenda, que o choro do fantasma da jovem moura, ainda, se ouve naquele sítio.
Seguidamente, fomos para a antiga rua Direita – a atual rua Arronches Junqueiro. Nesta rua, muitas das casas remontam aos séculos XIV e XV, verificando-se nelas, a particularidade de terem uma porta estreia e uma porta larga. A porta estreita dava acesso ao primeiro e segundo andares, onde habitavam as pessoas; a porta larga era das oficinas e lojas que ficavam no rés-do-chão e onde os artesãos trabalhavam.
Atravessámos o Largo da Misericórdia e percorremos a antiga rua dos Ourives, para contarmos o número de ourivesarias que ainda existem, e contámos quatro.
De seguida, fomos ver as cetárias romanas, que são tanques de pedra onde se conservava o peixe. Punha-se uma camada de sal e outra de peixe, alternadamente.
Terminámos a nossa visita de estudo em frente da porta da igreja de S. Julião, que era antigamente, a porta principal da igreja. Esta porta é de estilo manuelino e nela podemos ver o arco em chaveta, cordas de flores, um escudo com as cinco chagas de Cristo, um pássaro e embarcações.
Gostámos muito de fazer esta visita, porque ficámos a saber mais do passado da nossa linda cidade de Setúbal.

                                                                                                                                                                                Turma do 3º ano A