Missão

A Casa de Santa Ana tem por missão acolher, por um período superior a seis meses, crianças/ jovens do sexo feminino e em situação de perigo, com idades compreendidas entre os 4 e os 18 anos e às quais foi aplicada uma medida de promoção e proteção, por decisão judicial.

Proporciona às crianças/jovens as estruturas e as condições necessárias ao seu bem-estar, aos afetos e à educação e formação integral, preservando a sua privacidade e intimidade e no respeito pelo projeto de vida em construção, através dos princípios da educação salesiana.

 

Visão

Ser uma Instituição de Educação Cristã e Salesiana de referência no acolhimento de crianças/jovens em perigo.

 

Valores

A Casa de Acolhimento partilha dos valores gerais do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora:

  • Dignidade da vida humana – Valorizamos e defendemos a vida, desde a sua conceção ao seu fim natural, como um dom de Deus, fonte de verdadeira humanização da pessoa e da comunidade, segundo o estilo da espiritualidade salesiana.
  • Fé e Cultura – A relação entre fé e cultura não é secundária, mas estrutural na nossa ação pedagógica. Procuramos através de escolhas culturais e pastorais, fazer interagir a fé e cultura. A fé cristã é um movimento de procura de bem-estar que aponta para um processo de construção de uma identidade relacional, aberta aos outros e à construção do bem.
  • Família- Concretizamos o acolhimento como uma vivência em que a criatividade, a subjetividade, a dimensão emocional e afetiva, o diálogo, a amizade e a alegria de viver se contextualizam em ambiente de família acolhendo e valorizando positivamente a pessoa e acompanhando-a na construção de um projeto de vida mais humano e feliz.
  • Cidadania e solidariedade – Trabalhamos na construção de um mundo mais solidário e justo e comprometemo-nos a superar as atitudes individualistas, valorizando a sobriedade de vida e o voluntariado, como forma de contribuir para uma sociedade mais humana e fraterna.
  • Integridade e honestidade – Educamo-nos e educamos, acreditando na capacidade de cada um em construir o seu projeto de vida a partir de relações íntegras, honestas e fraternas.

Respeito e autonomia – Respeitamos os direitos e liberdades de cada grupo e, em particular, de cada pessoa, proporcionando experiências que ajudem a desenvolver progressivamente a autoestima, a autonomia pessoal, o sentido crítico, a responsabilidade, a gestão positiva dos conflitos e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.