Visita de estudo – 4ºs anos – Padrão dos Descobrimentos/Torre de Belém/Mosteiro dos Jerónimos/Assembleia da República


4º ano no passado e no presente da História de Portugal – Visita de estudo

No âmbito do estudo da História de Portugal e abordando o tema do Património Cultural do País, os alunos do 4º ano, no dia 15 de janeiro, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, com o objetivo de conhecerem algumas das suas emblemáticas joias históricas.

 Os alunos visitaram o Padrão dos Descobrimentos, que evoca a Expansão Marítima Portuguesa e verificaram que o mesmo tem o formato de uma caravela, levando à proa o Infante D. Henrique, acompanhado de outras pessoas de relevo, nos Descobrimentos.

De seguida, as crianças estiveram na Torre de Belém, mandada construir, por D. Manuel I, para guardar a barra do rio Tejo, sendo dali que partiam as embarcações, para as descobertas portuguesas.

Ao regressarem, todos tiveram oportunidade de ver a réplica do hidroavião Lusitânia, que levou a bordo os aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, na sua Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, em 1922, ligando Portugal ao Brasil. O monumento é uma verdadeira homenagem a estes dois corajosos e aventureiros navegadores portugueses.

Viram, ainda, o majestoso Mosteiro de Santa Maria de Belém, vulgarmente, conhecido por Mosteiro dos Jerónimos, que, também, foi construído no reinado de Manuel I, para comemorar a Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. É lugar de sepultura de reis, navegadores e poetas, entre eles, D. Manuel I, Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa.

A Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos são de estilo arquitetónico manuelino e, neles, todos os alunos puderam apreciar elementos decorativos desse mesmo estilo, como brasões reais, esferas armilares, cruzes da Ordem de Cristo, cordas, nós, plantas e animais de outras terras. É de referir que estes dois monumentos foram classificados como Património Mundial da Unesco, em 1983, revelando, deste modo, uma enorme importância histórica e cultural para nosso o país e para o mundo.

De tarde, os alunos visitaram a Assembleia da República e ficaram a saber que é lá que se elaboram, discutem e aprovam as leis e que é composta por 230 deputados, que são eleitos pelo povo português e que se reúnem, também, para falar de outras questões de interesse do país.

Foi um dia cheiinho de experiências plenamente vividas e de múltiplos conhecimentos, que ficam para a história de cada um dos alunos!