A Escola Santa Ana costuma celebrar todos os anos, no 25 de novembro, o Dia de Mãe Margarida, a mãe do fundador dos salesianos, São João Bosco. É um dia muito especial, em que a comunidade escolar da Escola Santa Ana festeja o “Dia dos Avós”. Este ano a comemoração teve um carácter um pouco diferente, já que os avós dos alunos do quarto ano foram convidados a participar, preparando uma surpresa para alunos, professores e restante comunidade, que passou pela música, pela leitura de poesia e pela apresentação de rábulas.
Assim, no passado dia 24 – porque 25 foi sábado – pelas 14:30 horas, começaram a chegar alguns avós para virem ver e ouvir aqueles que tiveram tempo e coragem para ensaiar e partilhar os seus talentos com os “seus meninos”. Pouco depois, chegaram os alunos e professores, todos ocuparam os seus lugares e ficaram à espera do que iria acontecer. De repente… surgem no palco dois avós lendo um poema dedicado à Mãe Margarida perante o olhar espantado da sala. Quando estes acabam, uma dezena de avós entram no palco. Ouve-se um burburinho, o [oh!!] inicial intensifica-se. Algumas crianças apontam para o tablado, entre o espanto, a surpresa e a felicidade: «Olha a minha avó! A minha também está ali! E as minhas duas avós também…»
E nós, encantados por ver a felicidade dos mais novos (e também dos outros), lemos, cantámos, representámos, pusemos um bocadinho da nossa alma naquilo que estávamos a fazer, alegrando toda a gente e louvando São João Bosco e a sua mãe, até porque dizer poesia e cantar é também uma forma de rezar. No final, houve palmas, beijos, abraços e bolo nas salas de aula, onde fomos muito bem recebidos pelos professores do 4.º ano. Regressámos a casa felizes, pensando como é maravilhoso sermos avós.
Aproveitamos esta oportunidade para agradecer o convite que nos foi dirigido e a colaboração que nos foi prestada pela direção da Escola e pelas responsáveis da pastoral e do pedagógico, e também o apoio que sentimos de todo o corpo docente e restante pessoal, não podendo deixar de mencionar a Irmã São, a Professora Cláudia e a Professora Raquel.
E já sabem, os avós estão sempre prontos a espalhar alegria e amor. Contem connosco.
Setúbal, 27.11.2023
Fátima Ribeiro de Medeiros
(avó de um aluno do 4.º A)