Visita de Estudo do 3.ºano ao Museu do Dinheiro |Aldeia Típica José Franco


No dia 18 de março, sexta-feira, pelas 9h, as turmas do 3.º ano da Escola Primária Santa Ana, em Setúbal, partiram de autocarro, rumo a Lisboa. A acompanhar estas turmas estiveram as professoras titulares e as Irmãs Margarida Coelho e Josefina.

A primeira paragem foi próxima do Museu do Dinheiro, onde todos lancharam, seguindo depois para o referido local. Foi muito giro passar pelo detetor de metais e pela porta rotativa. Cada grupo fez uma atividade diferente.

A turma B fez a atividade “Cara ou Coroa”, onde descobriram como o dinheiro evoluiu. A guia que os acompanhou, explicou ainda como era feito o dinheiro desde os primórdios até aos dias de hoje. No final, todos tiveram oportunidade de construir as suas próprias moedas.

A turma A fez a atividade “Piratas e Corsários”. Nesta atividade a guia que acompanhou os alunos explicou-lhes a grande diferença entre piratas e corsários. Os últimos pilhavam ao serviço do rei. Após a guia se ter caracterizado, iniciou-se a  “caça ao tesouro”, seguindo o mapa que nos fez percorrer as diferentes salas do museu: sala das moedas (árvores), a sala da “cobra”, a sala onde apanhámos as moedas virtuais com o nosso bilhete, etc. No final das várias salas ainda construíram o chapéu de pirata (e a pala).

Aprenderam mais sobre piratas e corsários, que os museus podem ser muito divertidos e que o dinheiro foi evoluindo ao longo dos tempos.

De regresso ao autocarro, ansiosos pelo almoço piquenique e a viagem até à Aldeia Típica José Franco, em Mafra, o caminho parecia uma eternidade.

Ao chegar ao local, deram início ao tão esperado almoço, com o qual se deliciaram. 

Neste espaço, os alunos tiveram a oportunidade de brincar bastante e de visitar/ver várias casinhas que os fizeram viajar no tempo, conhecendo alguns ofícios de antigamente, como ferreiro, boticário, etc. Ainda houve tempo para comprar pão com chouriço.

Cansados, mas felizes, os alunos regressaram à  escola, cantando alegres canções e convivendo uns com os outros.

Depois de tanto tempo sem visitas de estudo, este foi, sem dúvida, um dia fantástico.