Visita ao Centro Histórico da Cidade – 4.º Anos


Nos dias 14 e 15 de outubro, os alunos do 4.ºano foram visitar o Centro Histórico da nossa linda cidade de Setúbal.

A visita teve inicio no jardim do Convento de Jesus. Lá, souberam que no século XV, este estava fora da Vila de Setúbal, que era um convento feminino de clausura onde as meninas entravam por volta dos nove anos.

Depois, viram uma imagem da antiga vila e foram à sua descoberta. Pararam na antiga Avenida da Praia que, nos dias de hoje, é a Avenida Luísa Todi, aprenderam que, onde hoje é uma das principais ruas da Avenida, passava uma ribeira chamada Ribeira do Livramento.

Escutaram histórias sobre piratas que vinham tentar roubar o “ouro branco”, ou seja, o precioso sal e que por isso, os setubalenses tiveram de construíram uma muralha à volta da vila para a proteger.

Tocaram nas ruínas da muralha, viram os sítios onde se podia entrar e sair da vila.  Observaram uma casa típica daquela época, descobriram que a porta da igreja de São Julião foi construída no reinado de D. Manuel I e que o estilo se chamava Manuelino.

Na hora do lanche, viram a casa onde os soldados que guardavam a muralha podiam descansar. Este edifício foi construído à semelhança do edifício onde hoje é a Câmara Municipal de Setúbal. Descobriram que no dia 5 de outubro de 1910, o edifício da Câmara ardeu e teve de ser reconstruído.

Observaram a estátua do Bocage e escutaram um poema que ele escreveu.

Quase a terminar, pararam no Largo da Ribeira Velha, onde os pescadores vendiam o seu peixe e onde as pessoas que cometiam crimes eram julgadas. Eram amarradas a um pelourinho e ficavam lá durante algum tempo. Ainda passaram por cima do chão de vidro e viram ruínas do tempo dos romanos, onde estes colocavam o peixe a salgar.

Mesmo a terminar a visita, foram ver uma capela, onde os pescadores rezavam muito para que os seus barcos não se afundassem. Lá dentro, era tudo em talha dourada e muito bonito.

Foi muito divertido visitar a nossa cidade!