VISITA AO MUSEU DO DINHEIRO | 2.º Ano


A tarde de sexta-feira, 28 de fevereiro, para as duas turmas do segundo ano da nossa escola, foi passada no Museu do Dinheiro, em Lisboa.

A entrada foi bastante apelativa, pois até parecia que íamos viajar de avião e estávamos no aeroporto. Tivemos de retirar para uma caixa, todos os nossos pertences, e ser revistos por seguranças e máquinas, que detetam objetos perigosos para dentro do Museu.

Fomos gentilmente recebidos por duas monitoras que nos explicaram que o Museu tem uma evolução histórica muito interessante.

Há muito, muito tempo atrás, este museu foi Igreja de S. Julião. Mas, devido ao terramoto de 1755, foi destruída. Após ter sido reconstruída, sofreu um incêndio e todo o seu recheio interno desapareceu e foi sujeita a novas obras. Passados uns anos, foi comprada pela Sede do Banco de Portugal e também serviu de parque de estacionamento do mesmo. Só desde abril de 2016 é que a antiga Igreja de S. Julião acolhe o Museu do Dinheiro.

Seguidamente revelaram-nos a importância do dinheiro no mundo e a sua história ao longo dos séculos, bem como o fabrico das moedas e das notas.

Mais tarde, foi-nos apresentado um robot gigante, que nos explicou como podíamos fazer compras trocando uns objetos valiosos por moedas.

Antes de terminarmos a visita, ainda fomos ver um cofre com uma enorme porta de ferro redonda e grossa, com três manivelas em que, para as pôr a funcionar, eram precisas três pessoas. Esse cofre dava acesso ao lugar onde se encontravam as barras de ouro.

Adorámos esta visita de estudo e todos regressámos fascinados pelas imensas moedas, notas e barras de ouro que vimos, neste precioso museu.

As professoras do 2.º Ano

Isabel Teles

Sara Completo