TEMPO PARA CELEBRAR!
Corria o ano de 1947. Com maior precisão, era o dia 29 de outubro de 1947. Passaram 75 anos de vida.
As primeiras irmãs salesianas chegavam a Setúbal e eram a Ir. Gina Magagnotti, diretora, Ir. Maria Mondino, Ir. Carmen Derch. Em nome do Senhor, sob a proteção de D. Bosco e Madre Mazzarello, deram início à obra educativa na cidade com as meninas mais desprotegidas.
Narra a Crónica: “As Irmãs, acompanhadas pelas superioras, dirigiram-se à Câmara Municipal de Setúbal, onde foram recebidas com a maior estima e consideração não somente pelo Presidente da autarquia, como também por todas as personalidades de vulto da cidade”.
No mês de novembro, quase imediatamente a seguir, começam a receber as primeiras meninas. Ainda segundo a crónica, ficamos a saber que “o oratório começa nos princípios de novembro, dia 2, com 8 meninas, e a catequese e atual ATL, no dia 10. A 26 de Janeiro de 1948 as Irmãs começam a dar catequese nas escolas públicas”.
A Sr.ª D. Maria Ana Ferro Gamito, doadora da casa, deixara determinado que havia de ser dedicada a Santa Ana e “destinada a acolher meninas abandonadas, a fim de as fazer boas donas de casa e mulheres cristãs”.
É uma constante verificada até hoje, visto que o abandono é de uma abrangência. As sucessivas alunas que têm passado por esta casa testemunham aberta ou ocultamente que o desejo sincero de todas as irmãs é que se tornem honestas cidadãs e verdadeiras cristãs. Não deixa de ser curioso, e com um sentido especial, que as primeiras três meninas internas tenham chegado exatamente no dia 13 de novembro. E o primeiro gesto que lhes ensinaram a fazer foi o sinal da cruz.
Agora, é a hora de “LEVANTAR E CELEBRAR”.