Por ocasião do 150.º aniversário da declaração de S. José como padroeiro universal da Igreja, o Papa Francisco ofereceu a todos os crentes e homens de boa vontade a Carta Apostólica “Com coração de Pai”, publicada em dezembro de 2020.

Março é o mês dedicado a este homem, esposo e pai, discreto e silencioso, trabalhador e todo coração para a família de Nazaré. Março celebra, assim, o dia da festa a cada pai!

O Papa refere que a pandemia nos fez compreender “a importância das pessoas comuns, aquelas que, distantes dos holofotes, exercitam todos os dias paciência e infundem esperança, semeando corresponsabilidade”. S. José, é esta pessoa comum, “o homem que passa desapercebido, o homem da presença quotidiana, discreta e escondida”. Foi este o seu protagonismo.

 “Não se nasce pai, torna-se tal”, afirma ainda Francisco, porque “se cuida responsavelmente” de um filho assumindo a responsabilidade pela sua vida.

A festa do pai, que vamos celebrar a 19 de março, traz ao de cima, em cada família, esta onde de ternura por aquele que não apenas gerou a vida mas que a sustenta, protege e acarinha numa doação total. E é bonito que os filhos reconheçam e tenham um dia especial no ano para manifestar a sua gratidão.

A exemplo de Jesus, que leu e aprendeu a ternura nos olhos de José, assim cada filho possa conservar em si este olhar amoroso de pai em suas vidas.

Uma boa festa do Pai!

A direção