A missão da Igreja é o anúncio de Jesus Cristo e da sua mensagem, colocando-se ao serviço de todos os povos e do homem na sua totalidade. Por isso, ela sai à procura de cada homem necessitado de um sentido para a vida. Todos os anos recordamos esta dimensão missionária da Igreja durante o mês de outubro.

 

«Eis-me aqui, envia-me» é o tema da semana missionária deste ano. A resposta é do profeta Isaías que, antes de ser capaz de dar esta resposta ao Senhor, encontra toda a espécie de desculpas para dizer a Deus que não está qualificado para fazer o trabalho que lhe é pedido. Mas, no reino de Deus, um chamamento é sempre mais forte que a competência. O que conta, não é nem a experiência nem a perícia, mas a disponibilidade e a capacidade para aprender. Se estamos prontos a agir quando Deus chama, então Ele nos levará até lugares e espaços inconcebíveis, para realizar o impossível.

 

            Deixemos que seja Deus a guiar-nos onde Ele nos quer levar. A nós pede-nos, simplesmente, que estejamos disponíveis, que O escutemos e deixemo-nos levantar para ir ao encontro dos que precisam de nós. Como um médico, um agente da autoridade, um bombeiro é chamado de urgência, também nós somos chamados a reagir quando Deus nos procura, nos chama. Por vezes é um simples incentivo a servir aquele que está próximo de nós, o familiar, o vizinho, o amigo. Outras vezes chama-nos a ir mais longe, a percorrer metade do globo. Mas tudo, tudo começa pela oração com estas duas palavrinhas: «Eis-me aqui».

 

Confiemos a Maria, a Senhora do Rosário, a nossa vida e missão e de modo especial, todos os missionários que entregam a sua vida nas realidades mais difíceis.